quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Como escolher uma TALHA

Fatores na escolha de uma Talha 
Capacidade 
Quanto é que o material que você está tentando mover pesa? Na maioria das vezes, esta é uma decisão simples.


Obviamente, você não quer escolher uma talha que não pode levantar a carga com segurança. Outro problema menos óbvio é o superdimensionamento sua talha. Se a carga é de 750 kg, por que não comprar talha de 01 tonelada, em vez de  01 1/2 Ton se o preço não é muito mais? Isso pode ser bom, mas se você decidir superdimensionar a sobrecarga de elevação que você escolher, certifique-se para se manter em mente que uma elevada capacidade de elevação pode pesar mais, ou têm um tamanho de quadro maior do que pode vir a ser problemático na instalação. Certifique-se de que você tem a folga e capacidade na estrutura de suporte! 

Energia
Agora que você já sabe de sua capacidade, como sua talha será alimentada ? Ao escolher uma talha, você tem três opções principais:. Manuais, Elétricas, Ar Comprimido.

Talhas manuais não possuem alimentação elétrica. As duas versões mais comuns talhas manuais e talhas de alavanca de catraca. Nas talhas de alavanca de catraca a elevação é movida por um mecanismo de catraca localizados no corpo do talha. As aplicações comuns para talha de catraca são para elevações curtas ou puxar na horizontal. Nas talhas manuais a elevação é realizada por uma corrente de mão sobre uma roda que através de um sistema de redução possibilita a elevação de cargas pesadas de forma precisa sem grandes esforços. 

Talhas Elétricas são outra opção. Se você tem energia disponível para a área de elevação e você está fazendo elevações múltiplas dentro de um curto espaço de tempo, uma talha elétrica pode ser uma grande solução. A informação necessária principal que se deve saber antes de escolher sua talha é a tensão disponivel a seu poder. Além disso, quando se planeja a compra de uma talha elétrica, deve se estar consciente de como você irá fazer para obter a energia necessária para talha em si. Simplesmente deixar que o cabo de energia fique pendurado pode gerar grandes problemas, tenha certeza que você tem um planejamento da alimentação eletrica. 

Talhas a ar comprimido são outra ótima opção. Embora geralmente um pouco mais caro do que um talhas elétricas, um ar de elevação é geralmente considerada a ser melhor equipamento para executar funções de elevação pesados. Porque elas são alimentadas pelo ar, eles correm mais frio do que talhas elétricas. Além disso, porque eles são pneumáticos, eles não têm contatos elétricos que podem gerar um arco. 

Elevação(Altura) 

A Altura de elevação é bastante auto-explicativo, mas muitas vezes, o consumidor vai comprar uma talha e nao se atenta a esse detalhe. Enquanto uma talha com muita capacidade de elevação pode ser usada sem problemas, uma talha sem corrente/cabo o suficiente pode ser inútil! 
Um outro fator a ser considerado é a altura dos controles operacionais. Para as talhas manuais, significa verificar a corrente de mão. Para as talhas elétricas ou pneumáticas, significa que os controles. A maioria dos fabricantes oferecem talhas manuais com queda de 2 pés menor que o elevador na talha. Para talhas elétricas e pneumáticas, os controles são geralmente em torno de 4 pés a menos de altura de elevação geral. 

Utilização
Sua necessidade é de levantar uma carga, uma ou duas vezes por mês em um ambiente de não produção? Você está procurando uma talha de serviço leve. 
Se sua necessidade é de levantar uma carga com mais freqüência ou em um tipo de ambiente de produção, onde o tempo de inatividade é dinheiro perdido? Você precisa de uma talha para serviços médio ou pesado. Nós nos deparamos muito com esta pergunta: "Qual é a diferença entre a talha em ECO e PRO que você está vendendo?" A resposta é, na verdade, um pouco. 
As talha da Linha ECO/PRO, são para serviços médio ou pesados. Voc~e pode encontrar em catalogos de lojas ferramentas guinchos que são chamados de talhas por valores muitos baixo, porém se um guincho de 500 Kg conseguir elevar 100x antes do fim da sua vida, você vai ter sorte.

Então qual a razão de escolher um produto mais robusto? Bem, um motor maior, um maior freio, caixas de redução, contactores, etc todos fornecem uma longa vida de confiança de elevação que ainda vai ser levantar em 30 anos se mantido corretamente. Se você tem uma pergunta sobre o que tipo de talha melhor se adapta à sua aplicação, sinta-se livre para nos dar uma chamada em (11) 3209-0500ou e-mail contato@sanseitalhas.com.br e nós podemos ajudá-lo a preço de um guincho que melhor atender o seu pedido. 

Velocidade de elevação 
Velocidade de elevação é um conceito simples . Mais rápido é sempre melhor? NÃO! Enquanto pode parecer mais rápido melhor, quanto mais rápido sua talha elevar uma carga, maior a probabilidade de danos ao produto é. Se você possui  um bloco de elevação de 1 tonelada de aço bruto, e você o bateu rápido no solo, não é grande coisa. Agora, o se você está lidando com um um motor de helicóptero de 01 tonelada, peças usinadas ou montagem de combustível nuclear ? Se você está lidando com produtos delicados, um ritmo mais lento de elevação pode ser mais rentável! As talhas eletricas SANSEI são também disponíveis com velocidades múltiplas, que podem resolver o dilema de precisar controle preciso sobre a sua carga ao mesmo tempo, permitindo alta velocidade de elevação e descida para diminuir custos do trabalho.

Montagem 
As talhas possuem diferentes opções de montagem. Se você já possui uma estrutura para montagem (tipo carro ponte) que fixa a talha na parte superior, execelente. As talhas da linha ECO/PRO  possuem trolley elétrico para fixar a talha numa viga fazendo assim a translação horizontal longo de uma viga

Entre em contato com nosso Dpto Comercial (11) 3209-0500 ou e-mail contato@sanseitalhas.com.br e nós podemos ajudá-lo a obter uma talha que melhor atender a sua necessidade.

3 comentários:

  1. Muito bom o artigo, parabéns!
    Para quem estava procurando informações sobre talhas, assim como eu. Outro site muito bom é o www.amelhortalha.com.br

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. muito bom o artigo, obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho uma companhia de circo e costumamos usar talhar para levantarmos as pessoas junto com os aparelhos, elas podem ser fixadas na vertical e seu cabo subir pela parede e percorrer o teto até o ponto de interesse? outra questão é, posso com uma calha subir mais de um ponto? Qual produto me indicam, considerando o peso medio de uma pessoa com 70 kg mais o aparelho que varia de 4 a 1ok. Aguardo um retorno, Muito obrigado! paixaojunior@hotmail.com

    ResponderExcluir